Cada ano, aproximadamente 15 milhões de bebês nascem prematuros, ou seja, com menos de 37 semanas de gestação. Isso aumenta o risco de mortalidade e gera propensão a outras complicações de saúde. Portanto, numa iniciativa da Fundação Europeia para o Cuidado de Prematuros (EFCNI) e de organizações europeias parceiras, em 17 de novembro é comemorado o Dia Mundial do Prematuro, para destacar a importância da prevenção e do adequado tratamento e acompanhamento às famílias dos bebês que nascem prematuros.
Nesse ano, o lema é “O abraço dos pais: uma poderosa terapia”, lembrando o valor do contato de pele com pele desde o nascimento, prática que traz inúmeros benefícios para a saúde dos neonatos, além de ser um método seguro e simples de implementar que diminui os custos e aumenta a satisfação materna. Além disso, para esses bebês é de vital importância contar com a tecnologia médica necessária para seu cuidado e com o treinamento adequado da equipe responsável de cuidar deles.
Na Tecme, assumimos o compromisso com a vida desde a primeira inspiração.
Por isso, nesse dia, gostaríamos de cumprimentar e enviar um profundo agradecimento às instituições e equipes de saúde que acompanham bebês prematuros desde seu nascimento, e dar nosso fraterno abraço a nossos mais novos pacientes e às suas famílias.